Em 1993, os professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro (PUC – Rio) –Roberto Lerusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo
e Waldemar Celes – formaram uma equipe no Grupo de Tecnologia em
Computação Gráfica da universidade para desenvolver uma nova linguagem
de programação. Esta linguagem consiste em combinar poderosas
construções para descrição de dados e uma sintaxe simples para
programação procedural. O nome desta linguagem de programação veio a ser
LUA. Ela foi criada para suprir a pouca integração entre as linguagens,
a da SOL e a da DEL, utilizadas em projetos de engenharia da Petrobrás.
Criadores
Os criadores desta linguagem de programação afirmam que tiveram
grande influência de Lisp e Sheme para desenvolver a tabela como a
estrutura mais importante de dados da LUA.
Vantagens
Uma de suas grandes vantagens é a portabilidade. Ela não roda apenas
em sistemas operacionais diferentes, mas em qualquer tipo de
dispositivo, mesmo nos com hardware mais simples. Segundo o criador da
linguagem, a linguagem criada pode processar tanto chip de microondas
quanto um que comanda robôs e que essa capacidade estende-se para
videogames e computadores que possuam alta capacidade.
Aparição
Hoje, devido às suas inúmeras vantagens, a LUA já teve grandes
aparições mundiais e fez parte diversos projetos de sucesso, entre eles:
Adobe Photoshop Lightroom, Angry Birds, GTA IV, Street Fighter 4, Star
Wars, entre outros.
Qualidade
Graças à programação podemos usufruir de linguagens com qualidade
como esta, que, é a linguagem que mais cresceu no ultimo ano devido às
suas qualidades reconhecidas mundialmente. No ano de 2006, ela ocupava a
posição 50ª entre as mais populares do mundo.
0 comentários:
Postar um comentário