LUA – A Nova Linguagem de Programação Brasileira

Em 1993, os professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio) –Roberto Lerusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes – formaram uma equipe no Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da universidade para desenvolver uma nova linguagem de programação. Esta linguagem consiste em combinar poderosas construções para descrição de dados e uma sintaxe simples para programação procedural. O nome desta linguagem de programação veio a ser LUA. Ela foi criada para suprir a pouca integração entre as linguagens, a da SOL e a da DEL, utilizadas em projetos de engenharia da Petrobrás.

Criadores

Os criadores desta linguagem de programação afirmam que tiveram grande influência de Lisp e Sheme para desenvolver a tabela como a estrutura mais importante de dados da LUA.

Linguagem de Programação LuaVantagens

Uma de suas grandes vantagens é a portabilidade. Ela não roda apenas em sistemas operacionais diferentes, mas em qualquer tipo de dispositivo, mesmo nos com hardware mais simples. Segundo o criador da linguagem, a linguagem criada pode processar tanto chip de microondas quanto um que comanda robôs e que essa capacidade estende-se para videogames e computadores que possuam alta capacidade.

Aparição

Hoje, devido às suas inúmeras vantagens, a LUA já teve grandes aparições mundiais e fez parte diversos projetos de sucesso, entre eles: Adobe Photoshop Lightroom, Angry Birds, GTA IV, Street Fighter 4, Star Wars, entre outros.

Qualidade

Graças à  programação podemos usufruir de linguagens com qualidade como esta, que, é a linguagem que mais cresceu no ultimo ano devido às suas qualidades reconhecidas mundialmente. No ano de 2006, ela ocupava a posição 50ª entre as mais populares do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário